sexta-feira, 9 de setembro de 2011

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CAPTADORES DE RECURSOS


GRUPO DE CULTURA

O QUE É

Nosso objetivo é fomentar a mobilização de recursos associada a desenvolvimento institucional das instituições culturais sem fins lucrativos a partir da difusão de práticas que geram sustentabilidade a longo prazo.
Queremos possibilitar a troca de experiências entre as pessoas e organizações que captam recursos neste setor tratando de tendências, oportunidades e desafios com casos no Brasil e no mundo.
A captação de recursos no setor cultural no Brasil seguiu particularidades associadas a lei de inventivo que fomentou o mercado por mais de 20 anos, e que agora passa por transformações. A ABCR propõe debater formas de captar recursos intrínsecas ao desenvolvimento institucional das organizações. Assim, como em todos os demais setores (Educação, Meio Ambiente, Saúde, etc), a ABCR quer compartilhar com o setor cultural sua visão sobre a mobilização de recursos de forma perene e institucional para gerar sustentabilidade de longo prazo para as instituições.
Acreditamos que a troca de informações entre o setor social e cultural trará grandes benefícios para ambos.
Venha debater este tema com a ABCR. Participe!

PARA QUEM

O Grupo de Cultura é direcionado a profissionais que buscam recursos para cultura compondo as equipes de organizações sem fins lucrativos tais como:
• Museus, teatros , orquestras, centros culturais, cineclubes, Bibliotecas Festivais, Galerias
• ONGs e Pontos de cultura
• Museus de história, ciência, tecnologia, Jardim Botânico, Aquático
• Fundações e Institutos culturais empresariais
• Instituições Públicas e Secretarias Municipais e Estaduais de Cultura


Temas

Nos encontros e palestras, vamos focar em temas de maior relevância para o setor, e já listamos abaixo os principais conforme levantamento feito junto a pessoas que já participaram em 2010:
• Desenvolvimento Institucional no setor cultural - 29/11
• Incentivos Fiscais e a nova lei de cultura
• Articulação entre os setores social e cultural – áreas de convergência
• O marketing e a comunicação das organizações culturais
• Captação de recursos de Pessoa Física para a cultura
• Patrocínio empresarial articulado a Responsabilidade Social e Investimento Social Privado
• As políticas culturais públicas e a mobilização de recursos
• Planejamento Estratégico na Cultura
• Estrutura e profissionalização no setor cultural

Coordenação do Grupo de Cultura

Coordenadora: Lucimara Letelier

Nenhum comentário: