quinta-feira, 21 de maio de 2009

Fórum de Economia Solidária

Aos Fóruns Locais de Economia Solidária (Estaduais, Microrregionais e Municipais)
A secretaria do FBES está recebendo ligações de diversas prefeituras solicitando a carta de comprovação para o Edital do PAA (SESAN/MDS), onde a prefeitura compromete a realizar ações com fórum de economia solidária (municipal, microrregional e/ou estadual).
Estamos orientando as prefeituras para que procurem os fóruns estaduais, municipais ou microrregionais para dialogarem a respeito.
Neste sentido, antes de emitir ou não uma carta às prefeituras, seria interessante os Fóruns Locais aproveitarem esta oportunidade e atentarem a dois critérios para tomar esta decisão:
Pedir para a prefeitura um ofício demonstrando de que forma ela pretende envolver o Fórum Local nas suas ações do edital e se comprometer realmente a fortalecer o fórum local. Assim, se este ofício de comprometimento e de proposição de ações da prefeitura for julgado consistente pelo Fórum Local, ele pode enviar a carta que a prefeitura está solicitando.
Solicitar à Prefeitura um resumo da proposta que ela está preparando para o Edital, para que o Fórum Local possa analisar se a proposta é politicamente afinada com as deliberações da IV Plenária, da I Conferência Nacional, e com os princípios e valores defendidos na carta de princípios e plataforma do FBES.
Última Atualização ( 20 de maio de 2009 )
Leia mais...
Encontro debate “Marco Legal e a Organização Social e Política da Economia Solidária”
20 de maio de 2009
Fonte: Centro Público de Economia Solidária "Herbert de Souza"
Na I Conferência Nacional de Economia Solidária - I CONAES, realizada em 2006, na IV Plenária Nacional de Economia Solidária, ocorrida em 2008 e no III Encontro de Economia Solidária de São Carlos foi aprovada como bandeira pela luta a aprovação de uma legislação específica que garanta os direitos econômicos, a autogestão e a democracia das iniciativas de Economia Solidária.
Neste sentido, a Prefeitura Municipal de São Carlos, estado de São Paulo, realizará nos dias 29 e 30 de maio de 2009 o IV Encontro Municipal de Economia Solidária sob o tema “Marco Legal e a Organização Social e Política da Economia Solidária”.
Última Atualização ( 20 de maio de 2009 )
Leia mais...
Com Licença, sim?
20 de maio de 2009
Fonte: Le Monde Diplomatique (
http://www.diplo.uol.com.br/)
A escolha do usuário tem efeitos na política, na economia e no desenvolvimento sustentável
É quase sempre proibido copiar, distribuir, reproduzir ou modificar a maioria dos produtos que tem como matéria-prima a informação, a tecnologia ou o conhecimento. Acostumamos com o tal dos ‘direitos reservados’, e é assim com a imensa maioria dos livros, CDs, softwares etc. Até pouco tempo, só com muito dinheiro era possível acompanhar o ritmo das inovações. Agora, proliferam-se no mundo inteiro movimentos que defendem a bandeira do sistema colaborativo de produção de conhecimento criando soluções palpáveis, inteligentes e rentáveis de produção, entre outras coisas, de Softwares Livres. Alternativas, aparentemente, mais acessíveis e bem mais justas [1].
A principal característica de um software livre é a abertura do código fonte. O usuário pode estudar como o software funciona e adaptá-lo às suas necessidades, alterando-o num sistema de soma e não de sobreposição, uma vez que um problema é solucionado ou uma nova adaptação é feita ela é divulgada e pode ser usada por todos, sem pagar nada. O software proprietário trabalha de maneira oposta: não permite que o usuário tenha acesso ao código fonte e cobra preços de softwares novos por pequenas inovações. Ou seja, enquanto o Software Proprietário é padronizado, o Software Livre permite adequações aos mais diferentes usos.
Última Atualização ( 20 de maio de 2009 )
Leia mais...
Basta de violência contra a mulher: Fórum de Canoas realizará ato
19 de maio de 2009
Fonte: Rosana Kirsch
Patricia Esbler, integrante do Grupo Fios e Artes e da coordenação do Fórum de Canoas, foi assassinada por seu marido no dia 14/05.
A manutenção da violência contra a mulher se expressa em mais esta brutalidade. E em tantas que acontecem perto e longe de cada um de nós todos os dias.
Precisamos denunciar, falar, impedir que mulheres sejam vitimizadas.
Precisamos refazer as relações entre homens e mulheres, entre mães, pais e filhas/os. Resignificar nosso vínculo com quem está ao nosso lado, se conectar com a grande rede que fazemos parte: o mundo. E que mundo que queremos?
O Fórum de Canoas realizará no dia 22/05, às 16h, no Calçadão da cidade, um ato em memória de Patrícia, de denúncia da violência, de construção do cuidado e respeito à todas as mulheres, homens, jovens, crianças, pessoas!
Última Atualização ( 20 de maio de 2009 )
Luxemburgo/09: "praticar no dia a dia hoje aquilo que queremos ver triunfar no futuro"
06 de maio de 2009
Relato de Débora Nunes
Tive hoje um breve encontro com pessoas da ES aqui da Bahia, principalmente empreendimentos, onde contei impressões pessoais sobre o 4o Encontro Globalização da Solidariedade. Chegamos à conclusão que seria legal se houvesse esses relatos despreocupados sobre o que foi esta experiência, para compartilhar com todos e assim trazer um pouco daquela atmosfera.
Em primeiro lugar, tudo se passa em Luxemburgo como aqui em termos de espaço físico do evento: uma grande tenda branca armada na praça e eventos também na sede de entidades culturais. Tudo muito simples também em termos de alimentação: uma grande tenda onde comíamos juntos coisas simples, próximo à pequenas barracas (poucas) de empreendimentos, livraria, instituições.
Última Atualização ( 19 de maio de 2009 )
Leia mais...
Encontro Luxemburgo/09: relatório de Andrea Mendes
19 de maio de 2009
Acesse o documento em
http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=1040
Última Atualização ( 19 de maio de 2009 )
Encontro Luxemburgo/09: diversidade de perspectivas e visões da economia solidária
19 de maio de 2009
Fonte: Daniel Tygel
Durante os dias 22 a 25 de abril deste ano, ocorreu o IV Encontro de Mundialização da Solidariedade, em Luxemburgo, dando seqüência à série de eventos internacionais que iniciou-se em 1997 (Lima/Peru), 2001 (Quebec/Canadá), 2005 (Dakar/Senegal), e durante os quais foi criada a Rede Intercontinental de Promoção da Economia Social e Solidária (RIPESS), que congrega redes nacionais e supra nacionais de economia social e solidária dos 6 continentes, e que tem como força motriz (em termos de organização, quantidade de países envolvidos e proposição) a América Latina e Caribe.
Última Atualização ( 19 de maio de 2009 )
Leia mais...
I Encontro de Economia Solidária do litoral do Paraná
18 de maio de 2009
Fonte: Maria de Fátima Costamilan (
' );
//-->\n
fatima@fetecpr.org.br
' );
//-->

Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo
' );
//-->

)
Atividade foi organizada pelo Fórum Paranaense de Economia Solidária
O I Encontro de Economia Solidária do litoral do Paraná aconteceu neste sábado, 16, com o objetivo de discutir sobre o contexto atual da economia solidárias e levantar as demandas prioritárias dos empreendimentos solidários para o desenvolvimento das atividades de produção, comercialização, consumo, formação e finanças.
A realização foi do Fórum Paranaense de Economia Solidária - FPES, com parceria do IAP, ONG Moradia e Cidadania, Federação dos Bancários/CUT Paraná e Sindicato dos Petroleiros e apoio da Sanepar , além de contar com uma equipe de voluntários apoiaram em diversas tarefas durante o encontro como a montagem de exposição de produtos da economia solidária, distribuição de material, registro fotográfico do evento e apoio logístico.
Última Atualização ( 18 de maio de 2009 )
Leia mais...
Lançamento do sistema do FBES
14 de maio de 2009
Fonte: Secretaria Executiva do FBES
Está confirmado o lançamento do sistema do FBES no dia 29 de maio deste ano, durante o III encontro nordestino de software livre, em Salvador/BA!
Solicitamos, em parceria com a SENAES, um apoio da Caixa Econômica Federal para conseguirmos a participação de 15 pessoas de estados diferentes. Ainda não temos a confirmação deste recurso, mas em caso positivo, é bom estarmos preparados.
Para isso, solicitamos encarecidamente que cada fórum local, empreendimento e entidade verifique pessoas interessadas em participar deste evento e principalmente da formação que ocorrerá no dia seguinte.
É importante que a pessoa tenha já alguma experiência em uso de computador e internet e se comprometa (a inscrição depende deste compromisso) a ser um/a multiplicador/a fazendo oficinas e dando apoio para os empreendimentos solidários de sua região.
Para participar da seleção, os/as interessados/as devem enviar para o e-mail
' );
//-->\n
forum@fbes.org.br
' );
//-->

Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo
' );
//-->

os seguintes dados
nome
organização
telefone
e-mail
RG
confirmação de seu compromisso em atuar como formador/a na sua região, indicando a região e o fórum local com o qual está vinculado/a
Última Atualização ( 14 de maio de 2009 )
Leia mais...
Aberta a votação para o nome do sistema do FBES: participe
14 de maio de 2009
Fonte: secretaria executiva do FBES
Está aberto de 14 a 28 de maio o processo de votação para o nome do sistema FBES, a partir das várias sugestões recebidas até aqui. Dê o seu voto, divulgue nos seus contatos e redes! Basta ir para
http://www.fbes.org.br/ e votar na coluna que fica à direita!!!
Das mais de 45 propostas que chegaram, fizemos uma seleção dos nomes que estão agora em votação. Os critérios de seleção foram: ter disponibilidade do domínio na internet (com finalização .net, .net.br, .org ou .org.br); não ter problemas de similaridade com nomes de outras iniciativas existentes (por exemplo a google); e ser nomes que são curtos o suficiente para poderem se transformar num endereço da internet.
Já temos um resultado parcial da votação: no dia 17 de maio, estavam na frente os seguintes nomes: BudegaSolidaria, EcosolNaRede, FeiraNarede.net e Cirandas.
Antes de votar, não se esqueça de ler o texto abaixo para "entrar no clima" e também olhar a versão de demonstração do sistema em
http://ecosol.noosfero.com.br/
Última Atualização ( 14 de maio de 2009 )
Leia mais...
Mais um Fórum Municipal de Economia Solidária é organizado em Minas Gerais
13 de maio de 2009
Fonte: Fórum Mineiro de Economia Solidária
Combater a exclusão social, apresentando alternativas viáveis para a geração de trabalho e renda e para a satisfação direta das necessidades de todos, provando que é possível organizar a produção e a reprodução da sociedade de modo a eliminar as desigualdades materiais e difundir os valores da solidariedade humana. Com essa meta fica instituído, no município de Barbacena, estado de Minas Gerais, o Fórum Barbacenense de Economia Solidária.
O evento de criação do Fórum ocorreu no último dia 07 de maio e envolveu a explanação de temas atuais que abrangem a economia solidária. Os participantes puderam ainda conhecer o artesanato local e regional exposto por produtores e agricultores familiares.
O encontro contou com a presença do secretário municipal da Agricultura, Sebastião Alvim da Silva, da secretária de Desenvolvimento e Trabalho da Prefeitura de Contagem, Maria Lúcia Guedes, do gerente operacional da Conab, Eduardo Dumond, da representante dos Empreendimentos Solidários, Simone Nunes Loschi, da representante nacional dos Empreendimentos Urbanos e Conselho Nacional de Economia Solidária, Francisca Maria da Silva, de vereadores, secretários municipais, presidentes de sindicatos, lideranças locais e da região e demais envolvidos com o tema.
Última Atualização ( 13 de maio de 2009 )
Leia mais...
Mais...
Vídeo-Conferência de lançamento do CNFES será transmitido pela internet
Fortaleza discute criação de lei específica para Economia Popular e Solidária
Aprovada Lei de Fomento à Economia Solidária em Itajaí (SC)
Fórum Sul Mineiro de Economia Solidária realiza reunião
Design e programação:
Daniel Tygel

Nenhum comentário: