terça-feira, 12 de outubro de 2010

Evento debate novas tendências do consumo no mundo contemporâneo

   Quais são os rumos e as tendências do consumo no Brasil e no mundo contemporâneo? É para responder questões como estas que especialistas nacionais e internacionais se reúnem, a partir de hoje (15), no Rio de Janeiro (RJ), durante o 5° Encontro Nacional de Estudos do Consumo (ENEC) e o 1° Encontro Luso-brasileiro de Estudos do Consumo. Os eventos são realizados na Escola Superior de Propaganda e Marketing/ESPM, no centro da cidade, e seguem até sexta-feira (17). 

   Para animar os debates dos três dias do evento foram definidas temáticas como "Legados ideológicos do consumo: império, nação e cidadania no mundo moderno", "Tendências e ideologias do consumo no mundo contemporâneo", "Consumo, Cidadania e Ética", "Consumo, mercados e valores: novas configurações", "Consumo e mundo digital" e "Estudos do Consumo no Brasil e em Portugal: perspectivas comparativas". Nestas ocasiões, os especialistas apresentam seus estudos sobre o assunto.

   A antropóloga Lívia Barbosa, que participa do evento, comentou que "existe uma série de tendência e de valores que orientam o consumo". Segundo ela, é preciso analisar cada segmento como alimentação, lazer, informática, moradia, entre outros, para identificar as mudanças e os novos rumos.

   "Por exemplo, hoje, as pessoas procuram por alimentos mais frescos e naturais, mas, por outro lado, as mulheres também buscam produtos mais práticos e rápidos", detalhou.

   Ela relatou que o papel do consumidor se modificou nos últimos anos, revelando responsabilidade cidadã, já que, atualmente, a pessoa que consome se preocupa com questões como origem do produto, se o fabricante tem vínculo com trabalho escravo, etc. Segundo ela, essa nova postura tem sido adotada depois da década de 80.

   Lívia esclareceu ainda que a idéia de que o consumo está ligado ao mercado econômico não é exata, já que "o consumo está ligado à questões morais e à construção de um processo de identidade nacional", além de outras relações culturais.

   Durante a realização da mesa-redonda "Tendências e ideologias do consumo no mundo contemporâneo", amanhã (16), Lívia Barbosa apresentará os resultados de uma pesquisa feita com 402 jovens, moradores do Rio e de São Paulo, que examinou os valores políticos do jovem contemporâneo e como é sua relação com o consumo, como instrumento de cidadania.

   "O objetivo desta pesquisa foi tentar medir o uso do consumo como ação e engajamento político do jovem. Envolve padrões do consumo, do lazer e da visão dos jovens sobre a política", explicou. A partir dos resultados de sua pesquisa a antropóloga afirma que o jovem tem sim consciência e responsabilidade no momento de consumir.

   Nos últimos anos, o ato de consumir ficou agregado à valores e preocupações não pensadas antes. Hoje, questões como sustentabilidade e valorização da origem dos produtos, passaram a preocupar muitos consumidores, que também se preocupam com as consequências do ato de consumir, tanto para sua vida pessoal, quanto para a vida em comunidade.

Fonte: Adital

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